• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Grupo carioca encena peça sobre ditadura militar em Salvador




    Nos dia 02 e 03 de agosto, o teatro Martin Gonçalves (UFBA) será o palco de duas apresentações do espetáculo A Prova de Fogo, baseado em fatos que ocorreram durante o período da ditadura militar brasileira. O texto, que marcou a estreia da autora Consuelo de Castro e foi proibido pela censura durante anos, narra os embates sofridos pelos estudantes contra a repressão e os conflitos ideológicos entre um líder estudantil e seus opositores dentro do próprio movimento, durante a ocupação do prédio de Filosofia da USP, às vésperas do AI-5. 

    Dirigido por Vera Fajardo, o espetáculo, que tem entrada franca, é fruto do curso de interpretação realizado pelo Centro Cultural Casa da Gávea, no Rio de Janeiro. O trabalho foi idealizado pelo ator Paulo Betti e contou ainda com as participações de Rafael Ponzi, Cristina Pereira e da própria diretora. Após duas temporadas no Rio, a peça foi contemplada pelo edital “Marcas da Memória”, patrocinado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e passa por mais cinco capitas brasileiras, com apresentações em São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Brasília. 

    Na trama, o líder estudantil Zé Freitas propõe a desocupação da Faculdade, em aceitação às exigências do governo, mas é deposto pelos estudantes que defendem uma postura ofensiva no confronto com a polícia. Envolvidos pela atmosfera tensa da ditadura militar, os conflitos políticos e humanos se intensificam durante a narrativa, revelando também a efervescente revolução cultural da época. Freitas vive o fim de um relacionamento com Júlia Silva, sua opositora, ao mesmo tempo em que se envolve com Rosa Prado, uma jovem burguesa que perde a virgindade com o líder estudantil. 

    Escrito em 1968, o texto é considerado como uma das melhores estreias de autores de teatro no Brasil. Tendo sido premiado, em 1974, pelo Serviço Nacional de Teatro (SNT), com o título “A Invasão dos Bárbaros”. Antes de cada apresentação, será exibido será exibido um documentário de aproximadamente 20 minutos com depoimentos de Alípio Freire, José Dirceu, Vanderley Caixe e Marcelo Rubens Paiva. 

    Serviço: 
    O que: Espetáculo A Prova de Fogo 
    Quando: 02 e 03 de agosto (quinta e sexta). 
    Horários: Duas sessões por dia, às 18h e 20h
    Onde: Teatro Martim Gonçalves - UFBA
    Entrada Franca 
    Direção: Vera Farjado 
    Texto: Consuelo de Castro 
    Elenco: Igor Vogas, Mariela Figueredo, Maria Ana Caixe, Marcéu Pierrotti, Daniel Lopes, Camila Moreira, Kalísley Rosinski, Victor Gorgulho, Pedro Henrique Nunes e Pedro Logan
    Obs.: Antes de cada espetáculo, será exibido um documentário de 20 minutos.



    Fonte: Rodrigo Rangel - Assessoria de Imprensa 


    0 comentários: