• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Sesc abre temporada Sonora Brasil





    Hoje, 31 de maio (quinta-feira), o SESC lança nacionalmente em Salvador a edição 2012 do Sonora Brasil. O lançamento será no Teatro SESC SENAC Pelourinho (Praça José de Alencar, 19, Centro Histórico de Salvador), às 20 horas, com apresentação do mestre da sanfona de oito baixos, o pernambucano Truvinca e seu grupo, e da Banda de Congo Panela de Barro, formada pelas cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição, que se apresentam com o mestre Valdemiro Sales e o percussionista Marcos Pereira. O concerto é aberto ao público e tem entrada franca. 

    No mesmo dia 31, quinta-feira, às 15 horas, será realizada uma coletiva de imprensa no Restaurante Senac Pelourinho (Praça José de Alencar, 19, Centro Histórico de Salvador). Além dos músicos, o assessor técnico em música do Departamento Nacional do SESC, Gilberto Figueiredo, Marcia Leite, gerente de cultura do Departamento Nacional do SESC e Célia Batista, Diretora do Departamento Regional do SESC na Bahia, receberão a imprensa para falar sobre este importante projeto de formação de ouvintes musicais que se firma como o maior projeto de circulação musical brasileiro, por cumprir sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. 

    Em sua 15ª edição, o projeto conta com a participação de oito grupos, sendo quatro deles representando cada tema e com 430 concertos programados. Ao todo serão percorridas 117 cidades, de todas as regiões do país, e em sua maioria distante dos grandes centros urbanos. As populações locais terão a oportunidade de assistir aos concertos em diversos espaços públicos, como teatros, auditórios e dependendo do tema, também em Igrejas. 

    Em todas as edições do SONORA BRASIL são escolhidas temáticas com a proposta de valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Em sua 15ª edição, o projeto apresenta os temas SOTAQUES DO FOLE E SAGRADOS MISTÉRIOS: VOZES DO BRASIL, desenvolvidos no biênio 2011/2012. O primeiro circula pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o segundo segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. No ano passado procedeu-se a inversão das apresentações. Desta forma, este ano os grupos concluem o circuito nacional. O repertório apresentado contém de composições modernas e contemporâneas até a música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas.




    SONORA BRASIL 2012 

    Lançamento nacional 
    Dia 31 de maio de 2012, quinta-feira 
    Coletiva de imprensa: 15h, no Restaurante Senac Pelourinho – Praça José de Alencar, 19 - Largo do Pelourinho. (71)321-5502. 
    Concerto: Truvinca e Banda de Congo Panela de Barro. Teatro SESC SENAC Pelourinho. - Praça José de Alencar, 19, Centro Histórico de Salvador. 
    Classificação: livre 
    Entrada franca – Sujeito a lotação. Capacidade 220 lugares. 


    Fonte: Tatiane Sacramento (inCult Comunicação)

    0 comentários: