• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    O Som da Memória





    No próximo dia 26 de abril, o Largo Tereza Batista será palco de homenagens. No mês comemorativo ao Dia do Índio, o Museu Udo Knoff, com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), que tem a intenção de estimular e apoiar as diversidades da cultura popular e de identidade da Bahia, recebe a palestra “O Som da Memória – Os instrumentos musicais indígenas no contexto histórico e social e sua importância na contemporaneidade”, que será proferida pela etnomusiológa Emília Biancardi. 

    Após a palestra, a tarde será encerrada com a exibição do vídeo que retrata as tradições de diversos povos indígenas do Xingu – seus costumes, danças, pintura corporal e rituais, e contará ainda com uma apresentação cênica da “Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi”. 

    “Acredito que os índios nos fizeram e fazem repensar a forma de ver e viver o mundo. A música que será um dos pontos altos do evento é mais uma forma de expressão envolvida de muita paz e respeito entre eles e o mundo que os rodeia”, explica Renilda do Vale, coordenadora do Udo Knoff. Para ela, levar esta iniciativa ao conhecimento popular, em evento aberto e gratuito, é de suma importância para a valorização da cultura. “Trazer isso ao Centro Histórico de Salvador é muito importante no sentido de conhecer melhor uma história que é nossa e provar de ritmos e melodias que sempre fizeram parte de nossa cidade e não sabemos ao certo de onde surgiram”, explica. 

    Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares. 


    Serviço 

    O quê: Semana do Índio “O Som da Memória” 
    Quando: 26 de abril (quinta-feira) 
    Onde: Largo Tereza Batista (Pelourinho) l 16h 
    Quanto: Gratuito

    Fonte: Texto & Cia


    0 comentários: