• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Exposição fotográfica “Olhar em Repouso”





    No dia 17 de abril tem início a exposição “Olhar em Repouso”, da fotógrafa Patrícia Almeida, na Galeria do ICBA (Corredor da Vitória), às 19h. Com visitação gratuita, a mostra fica em cartaz até o dia 12 de maio, de segunda a sábado, das 9h às 18h. Em sua primeira exposição individual, a artista apresenta um trabalho que tem como ponto de partida a potência do olhar, sem a necessidade de estabelecer narrativas ou discursos prévios.
    Patricia Almeida cultiva um tempo lento, um olhar em repouso, em contraste com a velocidade frenética que parece caracterizar os dias de hoje. “Esta exposição é o resultado de um trabalho coletivo sobre as fotografias que fiz ao longo dos últimos anos. Meu interesse sempre foi o de registrar meu olhar sobre os lugares por onde passei, e os curadores, junto comigo, identificaram as relações potenciais entre as imagens, criando os recortes apresentados na mostra”, comenta a artista, que tem formação em Arquitetura e Urbanismo.
    A curadoria é composta pelos profissionais Alejandra Muñoz, Daniel Sabóia, Diego Mauro, Ícaro Vilaça, Johanna Gaschler e pela própria Patricia Almeida. O material escolhido pela equipe explora as duas galerias do ICBA, apresentando as fotografias em diferentes suportes (ampliações e projeções).
    Produzida pela Dimenti Produções Culturais, a mostra tem financiamento da Secretaria de Cultura, através da Demanda Espontânea do Fundo de Cultura da Bahia, e conta com o apoio do Instituto Cultural Brasil-Alemanha/ Goethe-Institut (ICBA), Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAU/UFBA) e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPGAU/UFBA).
    A abertura da exposição, no dia 17 de abril, será marcada pela presença da DJ Liv Drummond e segue aberta à visitação até o dia 12 de maio, de segunda a sábado, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

    Conversas sobre fotografia
    Como programação paralela, a exposição “Olhar em Repouso” promove as “Conversas sobre Fotografia”, debatendo aspectos da imagem como documento e discurso, além de seu papel na arte contemporânea. Serão duas sessões, uma no dia 26 de abril na biblioteca do ICBA, e outra no dia 03 de maio no auditório do ICBA, sempre às 19h.
    A primeira conversa terá a participação de Eriel Araújo, artista e professor da Escola de Belas Artes, e a fotógrafa Renata Voss, com mediação de Alejandra Muñoz, professora da Escola de Belas Artes e uma das curadoras da mostra. A segunda conversa, mediada por Xico Costa, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, contará com a presença dos pesquisadores Washington Drummond, professor de História da UNEB, e Claudia Pôssa, fotógrafa e professora do Instituto de Matemática da UFBA. Toda a programação é gratuita.

    SERVIÇO
    O QUE: Exposição “Patricia Almeida – Olhar em Repouso”
    QUANDO: Abertura dia 17 de abril de 2012 (terça-feira), às 19h. Visitação de segunda a sábado até o dia 12 de maio de 2012, das 9h às 18h.
    ONDE: Galeria do ICBA / Goethe Institut (Av. 7 de Setembro, 1809, Corredor da Vitória. Telefone: (71) 3338-4700)
    QUANTO: Gratuito
    ___
    O QUE: Conversas Sobre Fotografia
    26 de abril, às 19h, na biblioteca do ICBA:
    Eriel Araújo e Renata Voss – mediação de Alejandra Muñoz.
    03 de Maio, às 19h, no auditório do ICBA:
    Washington Drummond e Claudia Pôssa – mediação de Xico Costa.


    Fonte: Ana Camila / Maria Clara

    0 comentários: