• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Exposição de quatro novos artistas baianos




    O centro cultural Visca Sabor & Arte recebe exposição coletiva de quatro jovens artistas baianos. O espaço irá abrigar os trabalhos dos fotógrafos Alex Oliveira e Clarice Machado, e dos ilustradores Cacá e Anderson Santos. A exposição fica aberta à visitação gratuita durante os meses de abril e maio, a partir das 18h. 

    A ideia da exposição é reunir quatro artistas diversos que têm em comum um trabalho voltado para a expressão autoral. A fotógrafa Clarice Machado, também curadora da mostra, apresenta os registros de sua pesquisa da arte de rua na cidade de Salvador. Para a artista, a arte de rua surge como artifício de reivindicação e expressão individual, “muros realizando a função de papéis, ideias desenhadas, escritas e vandalismo inconformado”. 

    Já o fotógrafo Alex Oliveira, com carreira em crescimento e já premiado em algumas ocasiões, apresenta uma mostra inspirada no cotidiano familiar em sua cidade natal, Jequié (BA). O artista trabalha a relação que a população rural do interior baiano tem com a morte. “Lá, os retratos viram pinturas para serem contempladas, numa relação constante entre passado e presente”, comenta Alex, que compôs as fotografias com base em suas memórias e sensações. 

    Anderson Santos traz para a galeria o seu trabalho de pinturas a óleo inspiradas nas figuras femininas e caninas, juntando pedaços de corpos de mulheres ao de cães numa tentativa de criar uma estrutura improvável, mas ainda assim elegante. A ideia foi construir uma observação de corpos exaustos, atentado para o “estranhamento da nudez e da fragilidade da carne que encerra estes corpos em seu cansaço”, como define o artista. 

    Completando a mostra coletiva, o tatuador Cacá apresenta uma série de desenhos baseados no estilo Old School, desenvolvidos em paralelo ao seu trabalho como tatuador em estúdio. Pesquisador do gênero representante dos primórdios da tatuagem, Cacá se interessa pela linguagem que considera a mais pura da arte de tatuar, que está para além de ser visto somente sobre a pele. 

    A exposição coletiva fica aberta à visitação a partir do dia 9 de abril de 2012, de terça-feira a domingo, a partir das 18h no espaço do Visca Sabor & Arte. As obras estarão à venda durante o mesmo período e a visitação é aberta ao público. 



    SERVIÇO 

    O QUE: Exposição coletiva 
    QUEM: Clarice Machado, Alex Oliveira, Anderson Santos e Cacá 
    QUANDO: abril e maio de 2012, de terça a domingo a partir das 18h 
    ONDE: Visca Sabor & Arte (Rua Guedes Cabral, Nº 123 – Rio Vermelho - em frente à Igreja de Santana e Casa de Yemanjá). 
    QUANTO: visitação gratuita 
    Informações: (71) 3034-1688 


    INFORMAÇÕES À IMPRENSA: 


    0 comentários: