• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Curso de Iniciação do Facmil




    O projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), que acontece no MAM-BA até agosto, realiza inscrições para o segundo módulo do Curso de Iniciação. Os interessados compareceram ao Núcleo de Arte e Educação do museu no dia 9 de abril  para inscrição. No mesmo dia, das 14h às 17h, foi realizada uma avaliação presencial com os candidatos. 

    Sob o tema Edição do Audiovisual: programas e técnicas, o módulo será ministrado pelo diretor, montador e fotógrafo Wallace Nogueira e pelo produtor e arte-educador Marcelo Matos, que atua na área audiovisual. Além da parceria na fotografia, os dois trabalharam juntos no documentário Álbum de Família (2009), exibido pelo festival DOC TV IV, que aborda a instituição familiar a partir de um esforço de análise autobiográfico. 

    Durante as aulas, que acontecem de 12 de abril a 10 de maio, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de edição focadas em vídeos previamente elaborados. “Os envolvidos necessitam de imagens já prontas para o processo de edição, mas este módulo é independente e novas pessoas podem se inscrever, sem a exigência de terem participado do primeiro”, enfatiza a artista e pesquisadora Karla Brunet, curadora educativa do projeto. 

    Desde 1999, Wallace Nogueira reside em Salvador e, além de realizador e produtor, é também montador e fotógrafo. Veio estudar Processamento de Dados, mas logo migrou para a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas na UFBA, procurando embasar sua criação artística com leituras filosóficas. Logo em seguida, passou a dirigir e fotografar documentários. Já o soteropolitano Marcelo Matos é mestre em educação pela UFBA e, desde 2008, desenvolve um trabalho paralelo no cinema, quando trabalhou na assistência de direção de “Cidade Cargueiro”, curta-metragem em 35 mm, dirigido por Aline Frey. Atualmente, trabalha no Projeto Lanterninha, exibindo filmes nacionais e criando cineclubes nas escolas públicas. 

    O projeto - Com o intuito de realizar produtos e pesquisas por meio de tecnologias móveis na arte contemporânea, o projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL) oferece cursos de iniciação e formação continuada, além de encontros formativos. Ao final do processo, em agosto, uma mostra será realizada no museu, com todos os filmes e vídeos produzidos pelos participantes.


    Serviço:  2° Módulo do Facmil - Edição do Audiovisual: programas e técnicas 
    Data: 12 de Abril a 10 de Maio
    Local: Núcleo de Arte e Educação 
    Informações: 3117-6141 
    End.: Museu de Arte Moderna da Bahia, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão


    Fonte: Núcleo de Comunicação MAM / Thaís Seixas 


    0 comentários: