• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Semana Santa




    A tradicional Feira de Caxixis, que ocorre há pelo menos três séculos, no município de Nazaré, no Recôncavo Baiano, e será realizada este ano de 5 a 8 de abril, é uma excelente opção para quem for passar o feriado da Semana Santa na Bahia. Considerada por especialistas uma das maiores feiras de artesanato de rua do país, o evento apresenta em 2012 o seguinte tema: “Com Paz e Amor, Assim eu Vou!”.
     
    Com rico patrimônio histórico e arquitetônico, a cidade de Nazaré, que está a 216 quilômetros de Salvador, atrai baianos e turistas durante o período da feira, que também conta com uma intensa programação cultural composta por atrações musicais e encenação teatral da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa.
     
    Artesanato - Para a feira, cerca de 200 estandes com peças artesanais serão instalados nas praças Alexandre Bittencourt e Coronel José Bittencourt. Durante os quatros dias do evento, o visitante pode conferir um passeio marcado pela fé na extensa Via Sacra da cidade.
     
    Dentre os produtos disponíveis nas barracas, peças simples como os tradicionais cofres de argila em forma de porquinho até imagens sacras que chegam a ser comercializadas por até R$ 10 mil. Outros objetos que podem ser adquiridos: miniaturas, moringas, potes, jarras, luminárias e bonecas que são usadas como enfeite.
     
    A feira é o espaço onde a arte se encontra com a história, e as cerâmicas feitas de argila, confeccionadas no distrito de Aratuípe, em Maragogipinho, há 222 km da capital baiana, dão um toque especial à cidade.
     
    De acordo com a Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (Amom), há cerca de 117 oleiros e artesãos na comunidade. 
     
    Roteiro- A cidade de Nazaré é destino indicado para quem deseja permear o universo cultural e artístico. Durante um passeio pela cidade, o visitante descobre que não dá para ir embora sem pelo menos conhecer alguns lugares.  Em um galpão próximo ao espaço onde acontece a Feira de Caxixis, há a "Maria Fumaça”, que é Patrimônio Histórico dos nazarenos. O lugar acomoda a primeira locomotiva de tram-road do município, batizada Visconde de São Lourenço. Ao redor do equipamento, que foi adquirido em 1873, funcionam diversas lojas e restaurantes que são boas opções de diversão nos finais de semana.
     
    A data religiosa pode ser bem lembrada no município que conta ainda com uma estátua do Cristo, localizada no Morro do Silêncio.
     
    Via Sacra - A encenação ao ar livre narra, de forma artística e com esculturas, a história da morte de Cristo, em 14 estações representadas com peças esculpidas pelo artista plástico local, Felix Sampaio.
     
    Artistas de peso já estão confirmados
     
    Diversos nomes da música baiana e brasileira passarão pelo palco principal que será armado na cidade durante a Feira de Caxixis. Dentre os artistas e grupos já confirmados estão Magary Lord, É o Tchan, Parangolé, Adão Negro, Oswaldo Montenegro, Filhos de Jorge, Edy City, Banda Sem Retoque e Canindé.




    0 comentários: