• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Salvador recebe exposição itinerante Transit





    Mostra entra em cartaz com recortes da maior coleção de arte africana do mundo

    Salvador é a primeira cidade brasileira a receber a exposição coletiva Transit, que acontece no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com abertura no dia 19 de março, às 19h. Com curadoria do baiano Daniel Rangel e do angolano Fernando Alvim, a mostra fará um tour pelo Brasil durante os próximos três anos, trazendo recortes da maior coleção de arte contemporânea africana do mundo – pertencente à Fundação Sindika Dokolo, de Angola.
    Pinturas, desenhos, gravuras, vídeos, fotografias, esculturas, vestimentas e instalações somam mais de 100 obras que vão circular pelo País até 2014. Na mostra Transit Salvador, 31 obras de 11 dos mais importantes artistas africanos – Abdoulaye Konaté, Bili Bidjocka, Ihosvanny, Ingrid Mwangi, Minnette Vari, Mounir Fatmi, Ruth Sacks, Samuel Fosso, Seydou Keita, Tracey Rose e William Kentridge – ficarão expostas no Casarão e na Capela do MAM. Além deles, integram a exposição os trabalhos do artista visual norte-americano Nick Cave e dos europeus Robert Hutter, Yinka Shonibare e Loulou Cherinet, que mantêm estreita relação com a diáspora africana.
    No mesmo dia da abertura, às 17h, Daniel Rangel e Fernando Alvim estarão no Encontro com os Curadores, evento aberto ao público que acontece no Cinema do MAM, para uma conversa sobre a concepção da mostra e as obras que serão expostas. De acordo com Daniel Rangel, a proposta de Transit é explorar a estética dos artistas e mostrar a heterogeneidade presente na produção africana atual. “Nós não negamos as origens da arte africana, mas queremos possibilitar novas abordagens e inserir outras referências no imaginário das pessoas”, ressalta Rangel. As obras escolhidas já participaram de importantes exposições, entre elas África Remix, em Paris, uma das primeiras no mundo a abordar novos olhares em relação à arte contemporânea africana.


    Exposição: Transit Salvador
    Abertura: 19 de março de 2012
    Local: Casarão e Capela do MAM
    Visitação: 20/03/2012 a 29/04/2012
    Horários: Terça a domingo, das 13h às 19h, e sábados, das 13h às 21h.

    Entrada gratuita

    End.: Museu de Arte Moderna da Bahia, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão
    Informações para entrevista: (71) 3116 8007
                

    0 comentários: