• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    ê dendê



    O lançamento do site edende.org acontecerá na sexta-feira, dia 30 de março de 2012, às 20h, na Galeria do Livro, Cine Glauber Rocha (Praça Castro Alves). Durante o período de visitação (30.03 a 22.04), ficarão expostas na Galeria a exposição fotográfica do projeto ê dendê e cartões postais. As fotografias são dos artistas que viajaram em expedições artísticas pelo projeto em 2008, 2010 e 2011, são eles: Augusto Santos, Euriclésio Sodré, Erivan Morais, Florian Boccia, Marília Palmeira, Mark Dayves e Péricles Mendes. As publicações do site mostrarão o resultado da pesquisa através duas galerias: uma apresentando o conteúdo da documentação fotográfica sobre o cotidiano e a localidade pesquisada; e na outra, o mapeamento da produção artesanal da Costa do Dendê. O lançamento do site finaliza a primeira etapa do projeto.



    Sobre o projeto ê dendê 

    O Projeto Ê Dendê - Artesão Arteiro começa com uma expedição percorrendo o Baixo Sul da Bahia (Costa do Dendê), a fim de realizar uma pesquisa sobre o artesanato local. Nessa região de grande potencial turístico, recortada e dominada por arquipélagos, entre mar, mangue, palmeiras e mata atlântica; destacamos a importância do artesanato como expressão histórica cultural e artística de um povo essencialmente ligado à natureza. Habilidosos artesãos e mantenedores de saberes que precisam ser valorizados.

    A proposta é unir a pesquisa para a construção de uma cartografia que envolve a sustentabilidade e à valorização da produção artesanal, onde os artesãos se situam no centro desse processo - eles são como guias: abrindo espaços, mostrando os caminhos e os lugares; apresentando pessoas e os recursos naturais. Todas as ações do projeto implicam a ampliação das possibilidades econômicas, sociais e culturais dos artesãos, e logo, de sua região, articulando o turismo como intercâmbio, mais humano, consciente e menos predatório.

    De modo independente, a pesquisa iniciada em 2008 percorreu 13 localidades. Fotógrafos foram convidados a acompanhar a expedição e realizar o registro da produção local, os lugares e cenas do cotidiano. Como fruto das primeiras viagens, surge em 2010 o "Ê dendê: Olhares sobre a Costa do Dendê", uma mostra fotográfica que apresenta ao público da capital - Salvador, realidades tão próximas, no entanto, pouco conhecidas. Em seguida, a Exposição Itinerante ê dendê que retorna às localidades pesquisadas e expõe em vias públicas como praças, praias e feira; espaços de transporte como barcos e ônibus. Ali, as pessoas retratadas puderam se reconhecer nas imagens capturadas. Em novembro de 2011 o projeto apresentou a exposiçao "Ê dendê: Olhares sobre a Costa do Dendê" na Praça do Campo Grande em Salvador e no mês de dezembro a itinerância. Durante o carnaval de 2012 a exposição fotográfica passou pelo Aeroporto de Salvador e fecharemos esta primeira etapa do projeto, com o lançamento do site edende.org, na Galeria do Livro do Cine Glauber Rocha.

    Outros artistas serão convidados a participar das expedições. Aprendendo e trocando com as experiências, o olhar de ambos se contagia. Artesão x Artista, arte e artesanato... A cada viagem, laços são fortalecidos e a rede sendo tecida. Novas rotas vão sendo descobertas e vias de interlocução sendo criadas. O projeto Ê dendê prevê ainda a produção de novas expedições artísticas, oficinas, catálogos, vídeos, mapa de bolso e até a construção de um barco.


    SERVIÇO

    O que: Lançamento do site ê dendê www.edende.org e Exposiçao Fotográfica ê dendê 
    Onde: Galeria do Livro, Cine Glauber Rocha (Espaço Unibanco), Salvador - BA 
    Quando: 30 de março de 2012 
    Hora: 20H 
    Período: visitação 30.03 a 22.04.12
    Realização: Amiga da Arte 
    Informações: contato@edende.org | (71) 8133-0910 
    Extra: Antes do dia 30 de março às 20H o site edende.org apresentará apenas a sua plataforma Blog. 


    Fonte: Cacá Faria - Assessoria ê dendê



     


    0 comentários: