• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Curadores de Transit_Salvador no MAM-BA




    O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) realiza, nesta segunda-feira (26/03), o Encontro com os Curadores, que acontece no Cinema do MAM, às 17h. Esta edição conta com a presença do baiano Daniel Rangel e do angolano Fernando Alvim, curadores da exposição Transit_Salvador, que fica em cartaz no Casarão e na Capela do MAM-BA até 29 de abril. O Encontro com os Curadores é gratuito e aberto ao público. 

    O evento acontece no mesmo dia da abertura da mostra Transit_Salvador, que traz recortes da maior coleção particular de arte contemporânea africana do mundo – pertencente à Fundação Sindika Dokolo, de Angola. De acordo com Daniel Rangel, a proposta é explorar a estética dos artistas e mostrar a heterogeneidade presente na produção africana atual. “Nós não negamos as origens da arte africana, mas queremos possibilitar novas abordagens e inserir outras referências no imaginário das pessoas”, ressalta. 




    SOBRE OS CURADORES 

    Fernando Alvim (foto) – Nascido em Angola em 1963, é um dos principais dinamizadores da cena artística do país, tanto nacional como internacionalmente. Nos últimos anos, Alvim idealizou e continua a dirigir a Trienal de Arte de Luanda, uma das principais plataformas para a arte contemporânea angolana. Durante este ano, Alvim comissariou, juntamente com Simon Njami, o projeto Check List - Luanda Pop durante a Bienal de Veneza. Check List, realizado a partir da coleção da Fundação Sindika Dokolo – da qual Alvim é vice-presidente –, reúne o trabalho de cerca de 30 artistas africanos e pretende dar uma visão do panorama mais significativo da criação africana dos dias de hoje. 


    Daniel Rangel – Artista, videasta, curador, produtor e gestor cultural graduado em comunicação social. Foi Diretor de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SECULT), após atuar por dois anos como assessor de direção do Museu de Arte Moderna da Bahia. É curador dos programas Ocupas (Palácio da Aclamação) e Quarta Dimensão (Palacete das Artes Rodin Bahia), ambos de 2010, e das exposições Futebol Arte – A Copa por Outros Ângulos (2010); Fragmentos Populares: O Olhar de Lina Bardi (2009); O Presente do Passado (2008), de Naum Bandeira, Sete Áfricas (2008), entre outras. Produziu a exposição Quiet in the Land, parceria do MoMA, MAM-BA e Projeto Axé (2000), em Salvador.

    Fonte: Thais Seixas - Núcleo de Comunicação MAM 

    0 comentários: