• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Mostra Cultural Raízes do Recôncavo





    A Galeria Mestre Abdias, do Instituto Mauá, recebe a Mostra Cultural Raízes do Recôncavo, apresentando o trabalho do artesão Pedro de Jesus Santos. O acervo de 94 peças de cerâmica passeia pelo imaginário popular através de personagens e tradições típicas da Bahia, como as rodas de samba e capoeira.

    Nascido em 28 de junho de 1953, em Cachoeira, Pedro começou a manipular o barro já aos cinco anos; herança herdada de duas gerações familiares dedicadas ao ofício. A temática de suas obras, desde sempre, é inspirada nos costumes do povo baiano e, em especial, cachoeirano; a exemplo da Festa da Irmandade da Boa Morte, tombada patrimônio imaterial do Estado.

    “Expor e divulgar o trabalho de Pedro é manter viva a legítima tradição artesanal do Recôncavo, recuperar a memória de seus mestres-artesãos e resgatar uma das maiores expressões populares do Estado”, afirmou a gerente do Núcleo de Acervo Artesanal do Mauá, responsável pela Mostra, Eliana Rocha.

    A Mostra Cultural Raízes do Recôncavo fica em cartaz até o dia 30 de janeiro. Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

    Serviço:
    Mostra Cultural Raízes do Recôncavo       
    Criações em cerâmica do artesão Pedro de Jesus Santos

    De 05 a 30 de janeiro de 2012
    Galeria Mestre Abdias – Instituto Mauá    
    Rua Gregório de Matos, 27, Pelourinho

    Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30
    Gratuito

    0 comentários: