• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Cultura Popular será tema de simpósio em Salvador






    Rola em Salvador o XI Simpósio Encontro com a Cultura Popular: A memória não pode falhar. O evento é promovido pelo Núcleo de Cultura Popular da Bahia e acontece no dia 26 de agosto, a partir das 9h, no auditório do Sebrae.

    Realizado desde 2000, através do Núcleo de Cultura Popular da Bahia e do Centro de Estudos Miguel Santana, o simpósio conta com a participação de capoeiristas, cordelistas, sambistas, intelectuais, entre outras lideranças do meio artístico e da comunidade. O tema deste ano inspirou-se na grande expressão de Jorge Amado, “O mais importante na Bahia é o povo”, e vai prestar homenagens aos principais representantes dos segmentos culturais de Salvador e do Recôncavo.

    O evento contará com a palestra de abertura da diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, Arany Santana. O Centro é um órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, voltado para apoiar e preservar culturas populares e de identidade. Na sequência, mesa redonda com o tema “Memória Viva: Construindo cidadania”, com a presença de Consuelo Pondé do Sena do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro entre outros.

    Nesta edição, o simpósio está voltado para o trabalho do Centro de Culturas Populares e Identitárias, inaugurado este ano pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário estadual de Cultura, Albino Rubim. “A criação do Centro de Culturas Populares e Identitárias é uma iniciativa muito oportuna. Cria uma nova perspectiva, levanta o nível das manifestações culturais, ainda mais sob a liderança da professora Arany Santana que é uma pessoa experiente no meio cultural”, ressalta o coordenador do evento, Marcos Santana.


    Serviço
    O quê: XI Simpósio Encontros com a Cultura Popular: A memória não pode falhar
    Quando: 26 de agosto (sábado), à partir das 9h
    Onde: Auditório do Sebrae - Rua Horácio César, n°64, Aflitos


    Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro de Culturas Populares

    0 comentários: