• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    BaianaSystem volta a Salvador em show no Portela Café





    Após representar o Brasil em festival de música na China, a BaianaSystem volta a se apresentar em Salvador neste sábado, dia 4 de junho, no Portela Café. A festa conta com a discotecagem do DJ Mauro Telefunksoul.

    Idealizado pelo guitarrista Robertinho Barreto (ex-Lampirônicos), a BaianaSystem tem como proposta experimentar diferentes potencialidades e resgatar o valor histórico de um instrumento tipicamente brasileiro, a guitarra baiana. 

    A banda produz uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana. Nas suas referências sonoras há frevo elétrico do carnaval baiano, reggae e dub jamaicanos, música de rua, música árabe, ritmos nordestinos e guitarrada paraense. O resultado é uma inventividade sonora que impressionou a crítica musical com primeiro CD do grupo, intitulado simplesmente BaianaSystem.

    Atualmente a BaianaSystem já conquistou reconhecimento local, nacional e internacional. A realização de shows e workshops de guitarra baiana na China é somente um dos projetos para os quais o grupo foi convidado. A banda já foi apoiada pelos editais da Conexão Vivo (2010 e 2011), Caixa Cultural (2010) e Oi Futuro (2011) e já se apresentou no REC Beat de Pernambuco, no Brasil Rural Contemporâneo 2010 de Brasília, e duas vezes na capital paulista, em projetos diferentes.

    A BaianaSystem surgiu em 2009 e é formada por Roberto Barreto (guitarra baiana), Russo Passapusso (vocais), Wilton Batata (percussão), Marcelo Seco (baixo) e Chico Corrêa (DJ - Live P.A.). A concepção gráfica da banda, uma de suas características mais reconhecíveis, é de autoria de Filipe Cartaxo, que explora referências às manifestações populares da Bahia, como o Carnaval e as demais festas de largo.

    O show acontece neste sábado no Portela Café. Localizada na Praça Cruz Aguiar, no bairro do Rio Vermelho, a casa possui dois andares e cinco ambientes com uma decoração estilo retrô, que agrada aos públicos mais exigentes da cidade.


    SERVIÇO:

    O que: Show BaianaSystem + DJ Mauro Telefunksoul
    Quando: 4 de junho de 2011 (sábado), a partir das 22h
    Onde: Portela Café (Rua Itabuna, 304, Pq Cruz Aguiar, Rio Vermelho, Telefone: 3335-6855)
    Quanto: R$25 (homem), R$15 (mulher) – entrada somente em espécie

    Fonte: Assessoria Portela Café

    0 comentários: