• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    XII Festival de Lençóis começa amanhã (08/10)






    Começa na próxima sexta-feira (8/10), a 12ª edição do Festival de Lençóis, realizado na Chapada Diamantina. Entre as principais atrações do evento, que se estende até 2ª (11/10), estão Lenine, Adão Negro, Geraldo Azevedo e Jau, além de um palco alternativo para apresentação de grupos e bandas da região. Os shows são gratuitos e serão realizados na Praça Principal de Lençóis sempre a partir das 19h. O público – estimado em 10 mil pessoas/dia - ainda poderá aproveitar para realizar passeios e trilhas pelas belas paisagens da região.

    Segundo o prefeito da cidade, Marcos Araújo, os hotéis e as pousadas de Lençóis já estão com 90% da capacidade reservada – são 3 mil leitos no total. “Além disso, ainda contamos com as casas que moradores alugam, os campings e os leitos em cidades vizinhas, que costumam lotar nesse período”, destacou Araújo.

    O XII Festival de Lençóis é uma realização da Pau Viola Produções Artísticas em parceria com a Prefeitura de Lençóis, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Turismo (Setur). A edição deste ano será marcada pela volta do cantor pernambucano Lenine, que esteve no primeiro ano do evento em 1999. A música “Aquilo que dá no coração”, tema de abertura da novela “Passione”, é uma das canções esperadas no repertório do show.

    O tema escolhido, Chapada Sem Fogo, será abordado em oficinas de educação ambiental junto à comunidade e os visitantes serão orientados por brigadistas. Um dos objetivos das oficinas é evitar o manejo do solo com fogo, muito usado na região. Durante o período de seca, que vai de julho a dezembro, também é comum o surgimento de focos de incêndio por causas acidentais. Em 2009, integrantes do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na Bahia investigaram que o descarte de uma “bituca” de cigarro em local inadequado provocou um incêndio que se alastrou por mais de 200 hectares. Para evitar esse tipo de acidente, brigadistas e facilitadores estarão em pontos estratégicos da cidade e das trilhas, fornecendo informações aos visitantes e recebendo denúncias de possíveis focos de incêndio.


    O que: XII Festival de Lençóis Quando: 8 a 11 (6ª a 2ª) de outubro, a partir das 19h
    Onde: Lençóis – Bahia
    PROGRAMAÇÃO - Sexta-feira – 8/10 Philarmônica de Lençóis Laércio & Marcel Jaques Adão Negro Neide Vital e Banda Nativa
    Sábado – 9/10 Grão de Luz e Griô Lenine Banda Spectro
    Domingo – 10/10 Trilheiros Geraldo Azevedo Márcia Short
    Segunda-feira – 11/10 Samba de Roda da Comunidade Quilombola Jau Banda Zion

    Fonte: Quarta Via - Assessoria de Imprensa


    0 comentários: