• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Dia das crianças com programação cultural no Pelô




    Um misto de cultura e diversão vai tomar conta do Pelourinho durante o dia dedicado especialmente aos baixinhos. O Circuito Crianças no Pelô preparou, pelo segundo ano consecutivo, uma agenda recheada de atividades integradas com o Centro Histórico de Salvador para a garotada aproveitar o dia e ainda conhecer um pouco mais da história do lugar. O evento, cuidadosamente elaborado pelo Pelourinho Cultural, Programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, irá possibilitar acesso às mais diferentes linguagens artísticas como teatro, cinema, música, oficinas criativas, além da aventura da leitura. Durante o dia, será possível ainda fazer visitas ao Museu da Gastronomia Baiana em parceria com o SENAC e ao Palácio Rio Branco.


    O Museu da Gastronomia Baiana do SENAC é o primeiro dedicado ao tema da na América Latina. Organizado em três espaços com exposição, restaurante típico e loja dedicada às referências sobre a formação e multiculturalidade da comida na Bahia, o museu foi configurado em 2006 pelo museólogo e antropólogo carioca Raul Lody. No dia das crianças, uma turma de 30 participantes será acompanhada por monitores em uma viagem pela gastronomia baiana, hábitos alimentares, ingredientes e temperos. Durante a visita será possível ainda degustar iguarias baianas em um lanche divertido e agradável oferecido pelo museu.


    A visitação ao Palácio Rio Branco irá possibilitar que crianças e acompanhantes conheçam referências da vida política da Bahia através do Memorial dos Governadores. Na exposição, os monitores do Palácio irão conduzir um passeio pela história do Estado, onde poderão ser observados retratos, objetos pessoais, uniformes militares, espadas, canetas e medalhas entre outros objetos que pertenceram aos governadores republicanos que a Bahia já teve. Recém restaurado, o Palácio, que por si só já é um monumento à história do país, conta ainda com a exposição temporária sobre o Centro Histórico A História do Brasil Vive Aqui. Durante a visita, as crianças poderão aprender um pouco mais sobre o Pelourinho e os planos para a revitalização do Centro Histórico.


    As vagas para as visitações são limitadas e as inscrições devem ser realizadas com antecedência através do e-mail criancasnopelo2010@gmail.com ou do telefone 71 3117-6456.



    Serviço:

    Circuito Crianças no Pelô

    Quando: 12 de outubro, das 9h às 18h

    Onde: Largos e ruas do Pelourinho

    Quanto: Gratuito



    Fonte: Texto & Cia






    0 comentários: