• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Artistas têm mais 23 dias para apresentar propostas de decoração do Pelô 2011




    Já está disponível desde 25 de setembro (2010) o edital do Concurso Público para a Decoração do Carnaval do Pelourinho 2011. O edital é adquirido no Solar Mirante do Saldanha, à Rua Saldanha da Gama, nº 25, Viaduto da Sé, Centro Histórico de Salvador (CHS), onde pode ser retirado de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

    O edital é entregue na sala da Comissão Permanente de Licitação (Copel) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), responsável pelo Programa Pelourinho Cultural que promove a grade artística anual de quatro largos do Pelourinho e o carnaval nessa área da cidade. Ao adquirir o edital, o interessado pode realizar a inscrição no mesmo dia desde que pague a taxa bancária de R$ 10 (dez reais) para a aquisição do documento.

    A apresentação dos projetos será realizada no dia 12 de novembro (2010) na sala de reunião da Copel/IPAC, quando se encerra o prazo para a entrega de todos os documentos e propostas referentes ao concurso. O edital estará disponível até o dia 11 de novembro (2010) na sede do órgão estadual. “Mas as empresas e artistas devem se apressar para obter o edital bem antes, pois a apresentação e o fechamento ocorrerão no dia 12”, alerta o presidente da Copel/Ipac, José Gomes.

    Em 2011, o Carnaval do Pelourinho será de 01 a 09 de março e terá a PERCUSSÃO como tema obrigatório para a criação das propostas a serem apresentadas. A temática da percussão é uma alusão e homenagem aos músicos e mestres percussionistas baianos Prego e Neguinho do Samba, ambos já falecidos, o primeiro, em julho deste ano (2010), e o segundo, em outubro do ano passado (2009).

    O concurso do IPAC/SecultBA busca contratar artistas ou empresas que se responsabilizem pela criação, confecção e montagem da decoração do Carnaval do Pelô. O trecho contemplado no concurso vai somente do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho, logo depois da igreja N.S. do Rosário dos Pretos, incluindo as ruas inseridas nessa área, como a Alfredo de Britto e a Gregório de Mattos, entre outras.

    Tradicionalmente conhecido por atrair famílias e foliões das mais variadas faixas etárias, o Carnaval do Pelô conta com programação artística diversificada, ampla e que atende a todos os gostos musicais. Para os artistas visuais o concurso da decoração representa oportunidade de visibilidade local, nacional e até internacional, já que o Pelourinho recebe turistas de diversas partes do mundo e é palco para artistas conhecidos mundialmente.

    Por determinação legal e visando a adequação do concurso nos trâmites previstos para a preservação do patrimônio cultural edificado do CHS, antes de serem escolhidos e executados, os projetos passam por avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão federal do Ministério da Cultura responsável pelo tombamento da área como Patrimônio do Brasil.

    Fonte: Texto & Cia


    0 comentários: