• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    EXPO_EXPANDIDA




    A partir do dia 09 de setembro, as ruas do Centro Histórico de Salvador se transformarão em um grande suporte para a arte visual digital com o início da EXPO_EXPANDIDA, uma exposição de 89 imagens que serão editadas ao vivo pela artista visual baiana Bárbara Tércia. A proposta, que acontecerá todas as quintas-feiras até o dia 11 de novembro, sempre a partir das 19h, faz parte da agenda Tô no Pelô, do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

    “O evento tem a ideia de expandir, por isso o nome ‘expandida’, uma exposição que normalmente aconteceria dentro de uma galeria ou museu para a rua”, diz Bárbara. A artista estará posicionada ora no chão ora nas sacadas dos antigos casarões junto com os equipamentos que projetarão as imagens. De acordo com ela, as pedras, sua textura e toda a história e símbolos relacionados serão parte integrante da obra. “As pessoas verão no chão as imagens sendo trabalhadas por mim no computador e, ainda assim, vão poder passar pelas ruas, pelo meio delas, interferir e interagir de qualquer maneira”, completa.

    A EXPO_EXPANDIDA é resultado de pesquisa de Bárbara, que trabalha com arte digital há 15 anos. Seu interesse pela área surgiu com a contribuição do professor Juarez Paraíso na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pelas ruas do Pelourinho, serão projetadas imagens de cinco séries da artista intituladas Afrodites da Bahia, Dionísios da Bahia, Ponte_ancestral, Pão de Carnaval e Pressente. “São pesquisas relacionadas a Salvador. As séries Afrodites e Dionísios, por exemplo, representam a exaltação do corpo no Carnaval, com desenhos de homens e mulheres. Já Pão são imagens por meio das quais falo dos trabalhadores de rua, cordeiros, policiais, vendedores de cafezinho, ambulantes, entre outros, que ganham a vida na festa. Em Ponte, faço uma ligação da festa de Yemanjá com o Centro Histórico”, explica a artista.


    EXPO_EXPANDIDA

    Abertura: 09 de setembro

    Horário: 19h

    Onde: Largo do Pelourinho

    Quanto: Gratuito


    Fonte: Texto & Cia


    0 comentários: