• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    Coleção Emília Biancardi e Escola de Dança da Funceb apresentam espetáculo Embaixada Africana


    O Projeto Coleção Emília Biancardi em parceria com a Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) apresentarão no dia 27 de agosto, no Largo Pedro Archanjo, Centro Histórico, o espetáculo Embaixada Africana. A apresentação, que faz parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, começará às 16h. No início, 30 crianças do projeto desenvolvido pela etnomusicóloga Emília Biancardi tocarão instrumentos da Coleção junto com a pesquisadora. Em seguida, nove crianças da Escola de Dança da Funceb dançarão coreografia elaborada pela dançarina Vera Passos, que fará ainda uma participação especial. Realizado em homenagem a Alaíde do Feijão, uma das personalidades do Centro Histórico, o espetáculo contará ainda com um coro e três percussionistas da Escola de Dança da Funceb.

    A montagem Embaixada Africana é inspirada no encontro histórico, realizado no século XVI, entre a rainha de Angola, Ginza Bandi ou Izinga Bandi, com o comandante das forças de guerra de Portugal, que resolveu fazer um contrato de paz com o reino africano. Em algumas civilizações antigas da África, reis e rainhas costumavam realizar grandes cortejos, com danças e presentes, para comemorar esses encontros de grande importância. Eram formas diplomáticas da época para se assinar e firmar acordos políticos.

    Coleção - Etnomusicóloga e pesquisadora da música folclórica brasileira, com seu interesse por instrumentos musicais de cultura popular, Emília fez nascer a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. Hoje, o acervo compreende mais de mil instrumentos oriundos dos cinco continentes e podem ser vistos na Casa da Coleção, na rua Gregório de Mattos, 31, Pelourinho, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h.


    Quando: 27 de agosto

    Horário: 16h

    Onde: Largo Pedro Archanjo

    Quanto: Gratuito


    Fonte: Texto & Cia


    0 comentários: