• Um caldeirão de pura cultura baiana

    Forró na Bahia

    TCA inscreve para Oficinas de Figurino, Cenografia e Iluminação



    O Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves (TCA.Núcleo) prorrogou até o dia 6 de agosto, sexta-feira, o prazo de inscrições para as Oficinas de Figurino, Cenografia e Iluminação que integram o processo de montagem do segundo espetáculo de 2010, que tem o título provisório de “Ocasiões”.


    As datas das oficinas também sofreram modificações. Confira:

    - Oficina de Figurino - com Miguel Carvalho - 9 a 13 de agosto
    - Oficina de Cenografia - com Renato Bolelli - 9 a 12 de agosto
    - Oficina de Iluminação - com Aurélio de Simone - 10 a 14 de agosto

    Todas as oficinas acontecerão de 9 às 13 horas, no Centro Técnico do TCA.

    Para se inscrever, os interessados devem apresentar fotocópias de RG, currículo e comprovação (via atestado ou programa) de participação em, no mínimo, duas montagens com função correspondente à oficina. As inscrições devem ser feitas no Núcleo de Produção do TCA, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. Mais informações pelos telefones (71) 3117-4882/4881 ou pelo e-mail qualificacao.ref@tca.ba.gov.br.


    OCASIÕES

    O espetáculo "Ocasiões" terá o comando da diretora Jacyan Castilho e abordará celebrações e rituais coletivos como batizado, aniversário, Natal, Carnaval, São João, eleições, Copa do Mundo, lavagens e festas de largo. O espetáculo será construído sem o uso de um texto dramático. Com base no roteiro inicial, escrito pela dramaturga Cláudia Barral, os atores partirão de improvisos durante o processo de ensaios para, conjuntamente, criar o roteiro final apenas utilizando a expressão corporal. A ideia é que, por meio da dança e movimentos corpóreos, o público acompanhe a trajetória de uma família fictícia, tendo como pano de fundo as festas e rituais coletivos que frequentam.


    Segunda montagem de 2010 do Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves (TCA.Núcleo), selecionada por meio de edital, lançado em dezembro de 2009, “Ocasiões” realizará temporadas no Centro Cultural Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e na Sala do Coro do TCA.


    Como descrito no projeto apresentado para concorrer ao Edital do TCA.Núcleo, as “festas públicas e particulares são ocasiões frequentemente marcantes, onde realizamos encontros decisivos – encontros amorosos e profissionais, entre outros – e onde iniciamos e solidificamos relacionamentos, sendo um canal de expressão e construção de identidades sociais, coletivas”. Dessa forma, os atores agregarão suas memórias e vivências pessoais ao processo de criação, que também englobará uma pesquisa bibliográfica, iconográfica e documental sobre as festas populares da Bahia.


    Fonte: Assessoria TCA




    0 comentários: